terça-feira, 17 de agosto de 2010

Curso: A Gestão Estratégica do Contas a Pagar nas Empresas

Objetivo: Oferecer ao participante total condição de entendimento e capacidade de análise e exploração das estratégias dos modelos de Gestão do Contas a Pagar na empresas, especialmente através de fatores de sucesso, estudo de casos e troca de experiências. Melhorar os processos, a operação e a eficácia na sua empresa, através de uma Gestão Estratégica do Contas a Pagar junto às demais áreas da cadeia de negócios.

Público Alvo: Profissionais de Empresas e Instituições Financeiras que estejam envolvidos na gestão das contas a pagar.

Metodologia: De forma interativa e dinâmica, o conteúdo é apresentado estimulando a troca de experiências, situações compartilhadas e vivências de casos reais e estudos de casos práticos; simulações de tomadas de decisões e situações do dia a dia na empresa, enfatizando a análise do contas a pagar num conjunto de fatores a serem estudados e levados em consideração pelo grupo, tornando efetivo o aprendizado da proposta do treinamento.

Carga horária: 8 horas

Programa:
O que é o Contas a Pagar;
Objetivos e importância do departamento;
Contas a Pagar no contexto da organização: posicionamento estrutura;
Relacionamento com as demais áreas: atribuições dos setores de compras almoxarifado, recebimento e expedição, financeiro e contabilidade;
Funções acessórias de Contas a Pagar: o papel do departamento na escrituração fiscal, a contribuição no fluxo de caixa;
Controles internos: documentos e conferências, providências de pagamento e procedimentos de auditoria;
Fluxo operacional do sistema;
Documentos que interagem no processo: pedido de compra, nota de recebimento de materiais, nota fiscal de mercadoria, nota fiscal de serviço, fatura e duplicata, nota de débito;
Tópicos importantes sobre o sistema: pagamento parcelado, responsabilidade da empresas pela retenção do imposto; responsabilidade solidária da empresa, factoring, pagamento a RPA/ISS/IRRF/INSS, adiantamentos a fornecedor, compra a vista, recebimento de materiais, multas contratuais, avisos de cartórios e protestos e etc;
Problemas comuns no departamento.

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