quinta-feira, 6 de maio de 2010

Visão Holistica

Em inúmeras palestras, consultorias e coaching eu defendo a visão holística como uma das melhores formas de atingir metas e preservar a imagem de uma instituição. Infelizmente por interesses diversos, muitas empresas criam verdadeiros feudos departamentais e as vezes ao olhar do cliente até parecem empresas diferentes dentro do mesmo espaço.

Hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.

A origem da Visão Holística é de Ian Christian Smuts- Sul Africano- 1926 Publicação em Londres do Livro Holism and Evolution, onde o Autor considera que o Holísmo é o Fator fundamental pela origem e o progresso de conjunto no Universo.

O todo não é mera soma das partes, mas delas depende. As partes compõem o todo, mas “É O TODO QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DAS PARTES”.


Assim a visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas interrelações).
Todo empresário e o seu pessoal gerencial deveriam ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. No entanto, a visão do todo ( a imagem única) é essencial para que eles cumpram o seu papel. Algumas empresas possuem pessoas com essa visão, e normalmente elas se destacam de suas concorrentes. Porém uma grande parte dos dirigentes atingiu seu posto vindo de uma área específica, trazendo assim uma visão distorcida do todo. É comum encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros achando que a solução está somente na estrutura organizacional, outros que consideram suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação da empresa, etc...
Na gestão de negócios, o holísmo vem sendo defendido , de forma paralela à evolução do conceito de globalização econômica. A empresa não é vista mais como m conjunto de departamentos que executam atividades isoladas, mas sim um corpo só, um sistema aberto em contínua interação.
Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, pode-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes.